
02 Set Não tente agradar toda a gente – saiba porquê
Existem dois tipos de pessoas no mundo: aquelas que tentam agradar a toda a gente e aquelas que perceberam a frustração e o insucesso associado a essa tentativa.
O que é isso de tentar agradar a toda a gente?
Umas das componentes práticas mais ilustrativas desta obsessão social está relacionada com a incapacidade de dizer que não. Quando queremos agradar sem fronteiras estamos completamente à mercê dos outros, ficamos dependentes das opiniões alheias para tentarmos ser felizes.
Se para si tudo isto é evidente, óptimo! No entanto, com toda a certeza que conhece e lida diariamente com aqueles que tentam agradar toda a gente! E para essas pessoas as consequências podem ser a perda de personalidade, fazer constantemente aquilo que não querem, ser facilmente manipuladas e estar constantemente desiludidas consigo próprias.
Todos, em algum período da nossa vida, tentámos desesperadamente agradar a toda a gente. Mas, felizmente já há muito que não tenho nenhuma pretensão de o fazer. Quando criamos novos paradigmas ou quando agimos fora dos padrões não podemos agradar a muita gente, estamos à mercê de discussão e de desconfiança. É assim mesmo.
O ser humano nasce com uma aprimorada capacidade de julgamento e só alguns iluminados deixam de a utilizar. Portanto, ultrapasse essa necessidade de ser excessivamente educado para agradar ou de se preocupar mais com os outros do que consigo, só para que gostem de si.
Se quer ver-se livre desta necessidade, experimente tomar atitudes tão simples como:
Ter a iniciativa de desligar o telefone primeiro. Não tenha medo de ofender a outra pessoa, explique que tem de desligar;
Partilhe aquilo que quer fazer. Não vá a um sítio que odeia só para agradar os seus amigos;
Não se ofereça para fazer alguma coisa que não quer, só para agradar. Os outros podem aceitar a sua oferta e aí terá de fazer mais uma vez aquilo que não quer;
Peça ajuda se precisar, não deixe de o fazer só para não incomodar os outros, que muitas vezes são os primeiros a pedir-lhe favores.
Aquilo que diz e a forma como se comporta devem, em primeiro lugar, estar em consonância com as suas crenças e as suas ambições. Caso contrário tornar-se-á apenas um reflexo tosco dos outros. Agrade a si própria e conseguirá ser autêntico e bem sucedido!