
13 Abr Invista tempo em trabalho de qualidade
São muitos os profissionais que trabalham longas e longas horas semanais, em medicina dentária e em muitas outras áreas. É claro que o trabalho árduo e a prática fazem parte do caminho para o sucesso e para o aperfeiçoamento de técnicas, mas não são suficientes quando estão isoladas de outras variáveis.
Na verdade, a prática exaustiva, robotizada e confinada a processos antiquados acaba por ser contraproducente. É obrigatório questionar, parar para pensar, caso contrário o profissional acaba por ficar estagnado e frustrado porque não vê o resultado do seu trabalho.
É necessário investir tempo em qualidade e ter em consideração que o foco não pode estar sempre na produção. Para isso é preciso, mais uma vez, parar para pensar no negócio, refletir, estabelecer estratégias, analisar em que pé estão as coisas e para onde vão.
Depois existe o contrário, as pessoas que dizem, mas não fazem, que pensam e decidem mas não executam, que vão até ao ínfimo detalhe, convocam reuniões intermináveis, escrutinam todos os temas e cenários ao máximo detalhe. Este método também é exagerado e inaplicável, na vida profissional e até pessoal.
Não devemos esperar por um resultado imediato, a perfeição só acontece passadas muitas tentativas.
Concluindo, não deve tomar decisões baseadas só na sua intuição ou exclusivamente na sua experiência. Tenha sempre presente que a teoria e a prática estão absolutamente vinculadas.
Não interessa tanto o número de horas que dedica a uma coisa, o que interessa realmente é o valor acrescentado que retira de cada uma delas.
“Toda a teoria deve ser feita para poder ser posta em prática, e toda a prática deve obedecer a uma teoria. Só os espíritos superficiais desligam a teoria da prática, não olhando a que a teoria não é senão uma teoria da prática, e a prática não é senão a prática de uma teoria.”, Fernando Pessoa em ‘Palavras iniciais da Revista de Comércio e Contabilidade’.