
19 Mai Desporto ao fim-de-semana pode ser tão saudável como treinar todos os dias
Nos dias que correm, não há ninguém que não conheça os benefícios do exercício físico. Para além de melhorar a qualidade de vida a todos os níveis, os estudos são claros – o desporto pode ter impacto no aumento da esperança média de vida.
No entanto, entre trabalho e outras obrigações, o dia-a-dia pode não nos deixar muito tempo para as actividades físicas. E, para além disso, nem todos temos motivação para treinar numa base diária ou até mesmo 3 a 4 dias por semana.
Quantas semanas chegam ao fim e a sua consciência pesa quando percebe que mais uma vez não fez exercício físico?
Se este é o seu caso, não desespere, tenho uma boa notícia para si! Aqueles que treinam vigorosamente ao fim-de-semana podem ser tão saudáveis como aqueles que praticam exercício moderado 5 vezes por semana.
O primeiro e mais recente estudo foi publicado pela revista científica JAMA Internal Medicine, e diz-nos que o “exercício físico intenso ao fim-de-semana pode ser suficiente para reduzir o risco de mortalidade por todas as causas, incluindo doenças cardiovasculares e cancro”.
Os investigadores britânicos concluíram que as pessoas que praticavam 150 minutos de actividade física moderada, 5 vezes por semana, eram tão saudáveis como aquelas que “praticavam 75 minutos de actividade física intensiva 1 ou 2 vezes por semana”.
Tanto a Escola de Saúde Pública de Harvard como a Universidade de Saarland, na Alemanha, tinham chegado a conclusões semelhantes. Nesta última, os investigadores deduziram que aqueles que realizam um treino intensivo ao fim-de-semana estavam tão em forma, como aqueles que praticavam exercício moderado 5 vezes por semana.
Se passou mais uma semana e não entrou no ginásio uma única vez, não se sinta derrotado, ainda tem o fim-de-semana todo pela frente! Mas lembre-se, independentemente desta amostra, o importante é manter-se activo e perceber qual das modalidades de treino lhe traz mais equilíbrio e bem-estar.
Referências:
http://jamanetwork.com/journals/jamainternalmedicine/article-abstract/2596007
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/15383407
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/16874148