Por:

Sente falta de ânimo? Partilho os meus truques para dar a volta a um dia ‘não’

Saiba que provavelmente quando acorda com falta de ânimo, sem que encontre uma explicação racional para isso, pode significar que estão em falta algumas hormonas no seu organismo.

É um daqueles dias que a falta de vontade e motivação lhe impedem de se levantar da cama?

Saiba que a inapetência para fazer alguma coisa deve-se sobretudo à falta de motivação por aquilo que se vai fazer ou pelo que se vai conseguir concretizar e/ou pela ausência de uma necessidade.

O truque está em executar pequenas tarefas com as quais se vai sentir energizado e motivado.

Faça a cama! O ato de fazer a sua cama, bem feita, com empenho, é encarado pelo seu cérebro como a primeira vitória e concretização do dia. Cria uma rotina e disciplina. É um pequeno sucesso que lhe dará motivação para concretizar as outras tarefas. Experimente!

Tome um duche… frio! Esta é para os mais corajosos, principalmente no inverno. Mas considere esta opção, porque para além de limpo, ficará mais desperto, animado e motivado para o dia que aí vem!

Veja um vídeo cómico. São inúmeros os estudos que concluem a importância do humor em diferentes aspectos da saúde. Nomeadamente, a prevenção da perda de memória e o aumento da qualidade de vida, para além de o ajudarem a ultrapassar um dia cinzento.

Exercite um pouco o seu corpo. Procure um tutorial de yoga, faça uma caminhada curta perto de casa, passei o seu animal de estimação ou dance ao som da sua música preferida, enquanto se veste, por exemplo!

Expresse gratidão. Este é um dos pilares da psicologia positiva e cada vez mais utilizado no coaching. Anote, numa frase, alguma coisa positiva acerca da sua vida, assim vai centrar-se no momento presente, apreciar a sua vida tal como é.

Faça alguma coisa por alguém. Dê o seu lugar no metro, por exemplo. Ajudar tem um efeito muito positivo, não só em quem é ajudado, mas também em quem ajuda. Amor gera amor, e esse é o principal combustível da humanidade.

Mas, porque não é só de preguiça que se trata esta ataraxia, saiba que provavelmente quando acorda com falta de ânimo, sem que encontre uma explicação racional para isso, pode significar que estão em falta algumas hormonas no seu organismo.

O sentimento de concretização por ter conseguido realizar algumas da primeiras tarefas do dia, ou até mesmo fazer pequenas coisas que lhe dão prazer, faz com que o seu cérebro comece a libertar dopamina e serotonina, hormonas responsáveis pelo bem-estar e estado de ânimo.

E não se esqueça, sorria sempre! Também o ato de sorrir nos ajuda a produzir endorfina.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *