Por:

Luísa Castelo-Branco: 8 horas para um sorriso novo

Expresso.indd

Entrevista publicada originalmente no caderno do Expresso dia 5 de Março de 2016

Luísa Castel-Branco vivia há alguns anos com ausência de dentes e com outras malformações dentárias que lhe causavam desconforto na hora de se rir e de se exprimir. Hoje, depois de ser submetida ao tratamento “Dentes em 1 dia”, vê-se ao espelho e sente-se magnífica, “e o adjectivo é exatamente esse, ‘magnífica’”, conta a jornalista e apresentadora, a sorrir novamente.

Antes de se submeter ao tratamento “Dentes em 1 dia”, de que é que não gostava no seu sorriso?
Bem, já me faltavam dentes e então usava uma prótese removível todos os dias, magoava-me muito, tanto que cheguei a uma fase em que já não aguentava usá-la, então tinha que tirá-la sempre que podia. Quando chegava a casa tirava a prótese imediatamente, o que era horrível, porque não me sentia bem no meu próprio espaço, já que a minha falta de dentes era bastante visível tempo.

_MG_0206
Até que ponto a saúde da sua boca condicionou a sua vida?
Recordo um episódio traumático relativamente à saúde da minha boca e à falta de dentes que tinha… Durante um dos meus internamentos no hospital, o primeiro requisito era que retirásse a minha prótese removível. Pode ser que para alguns não seja perceptível a sensação que me assolou, mas senti-me despida, totalmente vulnerável, um episódio que não quero, nem vou repetir, graças às próteses fixas que coloquei com o Hugo Madeira.

_MG_0244
Como é que a Luísa tomou conhecimento da Clínica de Implantologia Avançada?
Eu já tinha visto o trabalho do Hugo nas intervenções televisivas que faz e tínhamos conhecidos em comum, por isso foi fácil chegar até à clínica.

Como é que caracteriza o tratamento “Dentes em 1 dia”?
O tratamento foi de choque, mas pela positiva. Entrei na clínica de manhã e sai no próprio dia de uma forma completamente diferente, já com os meus novos dentes, perfeitinhos e completamente adaptados a mim. Nunca me cheguei a ver sem dentes.

_MG_0426.CR2

Está satisfeita com o seu novo sorriso?
Estou muito mais do que satisfeita. Os dentes que o Hugo me desenhou estão de tal forma semelhantes aos meus originais, mas mais corretos e perfeitos, que a reação das pessoas quando me viram foi, “Estás com um sorriso tão bonito, o que é que fizeste aos teus dentes?”. Não conseguiam perceber que o meu sorriso tem próteses e esse é o maior elogio que podem fazer ao trabalho que o Hugo fez comigo. Depois de fazer a Carga Imediata sobre implantes comecei a estar mais atenta às próteses de outras pessoas e muitas delas têm dentes desproporcionais, com tons que não se adaptam às suas características. No meu caso, todos os detalhes foram pensados ao pormenor, desde o formato, ao tamanho dos dentes, até à escolha de um tom que tivesse a ver comigo, já que sou uma fumadora e amante de café e os meus dentes nunca poderiam ser completamente brancos.

Foi doloroso ou de difícil habituação?
Nos primeiros dias sentia algumas dores, mas nada de insuportável. Passado muito pouco tempo já estava habituada à prótese, como nunca me tinha habituado à prótese removível que usei durante anos.

 

_MG_0292.CR2

Sentiu diferenças na sua vida profissional depois do “Dentes em 1 dia”?
A nível profissional e perante as câmaras, eu defendia-me sempre, mesmo que com a prótese removível não se notasse a falta de dentes que tinha, eu não me sentia confortável a rir e a fazer expressões que hoje em dia me sinto absolutamente confiante para fazer. O que as pessoas perceberam em casa foi exatamente isso, o meu à vontade a rir, a sorrir e a exprimir-me em frente às câmaras.

_MG_0402.CR2

Como é que se sentiu quando se viu ao espelho com o seu novo sorriso?
Quando me vi ao espelho pela primeira vez senti-me magnifica e o adjectivo é exatamente esse ‘magnifica’. Este tratamento foi como receber uma injeção de autoestima que, apesar de ser importante em qualquer idade, na minha é especialmente reconfortante. Com o passar dos anos devemos cuidar melhor de nós, mas acabamos por fazer precisamente o contrário, temos sempre outras prioridades e responsabilidades e portanto passamo-nos para segundo plano. Hoje, a conclusão a que chego é que cuidar de mim e do meu bem-estar é obrigatório. Agora que tenho um novo sorriso, olho-me de forma diferente, estou mais confortável e é mais fácil olhar para a vida.

 

Fases de Tratamento
1- Remodelação Óssea e Gengival
2- Colocação de 6 implantes através de cirurgia guiada
3- Colocação de Prótese Provisória Total Fixa em Acrílico
4- Após 6 meses, colocação de Prótese Total Fixa Definitiva em Cerâmica

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *