Por:

Livros a ler em 2017

O que leva realmente um expert a ser expert?

Fora do trabalho, ler e viajar são atividades nas quais invisto tempo. É um investimento que tem sempre retorno. E, quando não podemos viajar fisicamente, uma boa leitura pode levar-nos onde nunca pensámos ir – a 5000 km de distância, a outros paradigmas e, ainda, dentro de nós mesmos.

Um dos primeiros artigos que escrevi para o meu blog – 4 lições essenciais que a faculdade não me ensinou – recebeu feedback positivo por parte de amigos e alunos, e, por conseguinte, decidi voltar a partilhar as minhas leituras, os livros que mais me marcaram nos últimos 6 meses.

 

PEAK – Secrets from the new science of expertise
Anders Ericsson e Robert Pool

O que leva realmente um expert a ser expert? Este livro é escrito por um dos professores mais influentes de psicologia que, com base nas suas investigações, mais tarde o autor Malcom Gladwell chegou à teoria de que nos tornamos experts ao fim de 10.000 horas de prática e treino. Será esta teoria verdade?
Os professores Anders e Robert têm uma perspectiva diferente e colocam em causa as conclusões do mais famoso autor sobre o tema (Malcom Gladwell). Quem terá razão? Os professores ou o aluno?

É um excelente livro para entendermos qual é o esforço necessário para nos tornarmos grandes seres especializados em algo.

 

 

BEYOND TRAINING – Mastering endurance, health, & life
Ben Greenfield

A dieta cetogénica surge em vários meios como uma das que está a trazer mais e melhores resultados na última década. É uma das principais dietas para combater cancro, obesidade e diabetes. Além de que, depois dos jogos olímpicos de 2016, alguns desportistas de elite começaram a prestar-lhe atenção. É uma das proeminentes tendências de 2017.

Ben Greenfield narra as dificuldades e descobertas por que passou no caminho para se tornar mais saudável e um atleta de elite com capacidades além do comum.

 

A Nova Medicina
João Lobo Antunes

É o livro que todos deviam ler. Todos os que se preocupam com saúde, que trabalham em saúde e que querem alterar paradigmas na sua vida.

Tal como o autor João Lobo Antunes menciona, este livro foi escrito como cura.

O João Lobo Antunes deixou-nos o ano passado, mas ainda tinha muito para nos dar enquanto médico e cientista. De entre o seu legado, deixou-nos este livro, onde afirma que não está satisfeito com a ciência nem com a medicina, na sua vertente prática.

É um ensaio pequeno, resumido, que se lê num fim-de-semana.

 

On the Shortness of Life – Life is long if you know how to use it
Séneca

Nunca estamos satisfeitos com as nossas vidas e, no final, provavelmente vamos achar que ela foi curta.

Séneca, um jovem filósofo dos célebres intelectuais do Império Romano, levanta vários princípios estóicos sobre a natureza do tempo, como por exemplo, que os seres humanos perdem muito do seu tempo a perseguir objetivos sem valor ou sentido.

Segundo Séneca, a natureza concede o tempo necessário a cada indivíduo para que possa realizar o que realmente é importante na vida, exigindo que cada ser humano organize bem o seu tempo. Cada página de leitura nos faz refletir sobre os nossos objectivos de vida. A vida é longa se soubermos como usá-la.

 

Que leituras me recomendam a mim?

Partilhem nos comentários abaixo.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *