Por:

Inês Mocho: a procura pela perfeição

Expresso.indd
Entrevista publicada originalmente no caderno do Expresso dia 5 de Março de 2016

Inês Mocho foi ao encontro do Dr Hugo Madeira com o intuito de corrigir um dente partido. No entanto, depois da reconstrução, saiu da Clínica de Implantologia Avançada, não só com o esse problema resolvido, mas também com o sorriso com que sempre sonhou, desenhado por medida, a pensar em si. “Sinto-me muito bem comigo mesma, adoro o meu novo sorriso, a única coisa que queria era poder ‘congelá-lo no tempo’ para que permanecesse assim para sempre”, conta a blogger e maquilhadora profissional.

O que é que não gostava no seu sorriso?

A minha história com os meus dentes começou bastante cedo, porque quando era mais nova tinha os dentes muito muito desalinhados e por isso tive de utilizar quatro tipos de aparelhos ortodônticos. Para além disso, parti o incisivo central (o dente da frente). Na altura a solução foi colocar uma coroa que serviu para o efeito durante bastante tempo. Mas, passados anos, e por melhor que fosse a coroa, via-se sempre uma diferença entre o dente postiço e os meus dentes naturais.

2015-11-17 04.21.51 2

Porquê é que decidiu colocar facetas?
Em primeira instância, e visto que eu não estava por dentro da área da medicina dentária, a colocação das facetas foi sugestão do Dr Hugo Madeira. O Dr Hugo explicou-me que ao colocar facetas em todos os dentes de cima que estão à vista, conseguíamos garantir que iam ficar todos iguais. Outra sugestão foi aproveitar a intervenção para fazer outros acertos nos incisivos laterias e nos caninos. Alterações que para alguns podem ser acertos menores, mas que para mim fazem toda a diferença. Na minha consulta de avaliação fiquei impressionada com os avanços da medicina dentária, cada vez há mais tecnologias e materiais inovadores e a segurança que o Dr Hugo me transmitiu fez com que perdesse todo o medo que tinha de dentistas.

Sendo a Inês maquilhadora profissional e especialista na área da beleza e da estética, qual é a importância que dá ao sorriso?
O sorriso é importantíssimo. Para mim é dos principais elementos de um rosto e muda completamente a identidade da pessoa, altera a expressão, torna-nos mais ou menos jovens, consoante a cor, a textura ou o formato dos dentes. Fazendo um paralelo com a minha área, posso comparar os dentes às sobrancelhas. As sobrancelhas são consideradas a moldura do rosto e sinto o mesmo relativamente ao sorriso. De 0 a 10? De 0 a 10, diria 20!

2015-11-17 03.29.58 2

A Inês foi acompanhando o desenho do seu sorriso em conjunto com o Dr Hugo e a sua equipa?
Sim, foi uma criação fantástica. Fizemos várias testes e de prova para prova o resultado ia ficando cada vez melhor, o sorriso ia-se refinando, até que chegámos ao resultado final, um sorriso que fosse ao encontro do que ambos gostávamos. O Dr Hugo foi muito paciente, ouviu todos os meus receios e dúvidas e tranquilizou-me bastante. Aliás, a segurança e o profissionalismo que me transmitiu fizeram com que lhe confiasse o meu sorriso!

Depois de terminado o tratamento considera que as suas expectativas foram cumpridas?
Mais do que cumpridas, foram superadas. Para além de resolvido o problema que me levou à clínica, o meu sorriso ainda foi aperfeiçoado. Tudo isto da forma mais natural possível, o que me deixou muito feliz, porque um dos meus desejos era que, mesmo depois de colocar as facetas, os dentes ficassem completamente naturais e que não se notasse que eu tinha sido submetida a uma reconstrução dentária.

_MG_5707

Como foi a adaptação às facetas?
Bem, já tenho dentes com facetas há cerca de dois meses e posso dizer que não os sinto diferentes dos meus dentes naturais. Não sinto que tenho os dentes mais volumosos ou com outra textura, sinto que estes são os meus dentes.

2015-11-17 04.08.45 1

Agora que olha para o seu novo sorriso, o que é que sente?
Sinto-me muito bem comigo mesma, adoro o meu novo sorriso, a única coisa que queria era poder “congelá-lo no tempo” para que permanecesse assim para sempre.

2015-12-04 07.50.50 1

 

Fases de tratamento:
1- Gengivoplastia, caso seja necessário
2- Fotografias intra e extra-orais e moldes Iniciais
3- Estudo Digital (Digital Smile Design – DSD)
4- Mock-Up (“ensaio” que permite ao paciente pré-visualizar o resultado final do tratamento sem que nenhum desgaste dentário seja realizado)
5- Preparação dentária minimamente invasiva
6- Moldes definitivos
7- Provisórios
8- Colocação de Facetas Feldspáticas ou Dissilicato de Lítio

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *