Por:

Filho, estas 6 lições de vida são para ti

Agora que olho para ti acabado de nascer. Para além de todo o amor que estou a sentir, dou por mim a pensar: Quem e como vais ser tu quando cresceres? Que planos vamos ter enquanto pai e filho? O que vais trazer de novo às nossas vidas?

Agora que olho para ti acabado de nascer. Para além de todo o amor que estou a sentir, dou por mim a pensar: Quem e como vais ser tu quando cresceres? Que planos vamos ter enquanto pai e filho? O que vais trazer de novo às nossas vidas?

Uma frase do Professor Agostinho da Silva passa-me pelo pensamento e interrompe as minhas perguntas: “Não faças planos para a vida, que podes estragar os planos que a vida tem para ti.

Eu sei, estou ansioso, mal posso esperar, mas as respostas virão a seu tempo. Até lá deixo-te estas 6 lições, de mim para ti, para o resto da tua vida:

1. O teu corpo é o instrumento através do qual tu tens acesso ao mundo.
E o mundo, é algo maravilhoso. É um espaço tridimensional onde vivemos em conjunto com o oxigénio, a água, as pessoas, as florestas, as praias, os brinquedos, os animais, etc. É no teu corpo que acontece uma cadeia infindável de processos biológicos, que por sua vez dão origem à condição como vives a tua vida, a viagem mais importante que vais fazer a partir hoje.

WhatsApp Image 2016-09-23 at 19.50.03

2. Respeita a natureza, foi ela que te trouxe aqui e é dela que precisas para continuar cá por muitos anos.
Provavelmente quanto tiveres 20 anos o mundo vai ser muito diferente do dia em que te escrevo esta carta. Vais ter acesso a uma grande quantidade de tecnologia que te ajudará a ultrapassar obstáculos que tu nem sabias que existiam. Mas nessa altura não te esqueças da essência, do meio ambiente e de continuar a viver em equilíbrio com ele e a respeitá-lo. Antes da inovação e da tecnologia está o bem mais precioso que temos à disposição e que precisamos de respeitar, que nos dá alimento, água e nos permite respirar. É a natureza que nos dá e nos vai continuar a dar tudo.

WhatsApp Image 2016-09-23 at 19.50.25

3. Entende que os riscos são sinónimo de liberdade.
Espero que, tal como eu, percebas cedo o verdadeiro significado deste ponto. Só quem aceita os riscos é que vive totalmente em liberdade. O conceito de liberdade é vasto. Tu poderás sentir-te livre de muitas maneiras, mas nunca vais ser totalmente livre se não te orgulhares das tuas decisões e se não fizeres aquilo em que acreditas. Para o conseguires fazer vais precisar de lutar, trabalhar e ultrapassar obstáculos que, nas suas variadas formas, irão surgir para te por à prova.

4. Tu és o que fazes.
Se não tomares conta das tuas acções, alguém vai estar lá no final para decidir por ti. É uma questão de escolha do que lado em queres estar. As nossas ações por mais mínimas que sejam, podem-se converter num sentimento grande de alguém, que por sua vez, pode ter uma expressão maior no universo em que vivemos. Testa e aprende. Esquece as certezas e explora todas as dúvidas.

pablo (15)

5. Abre bem os olhos.
Na Era em que nasceste já muitos valores se estão perder ou a transformar. É normal, é a evolução. No entanto, mantém-te focado, refina a tua capacidade de observação. Vê verdadeiramente, tem empatia e compaixão. Fomenta cada relação porque no final, sejas guerreiro ou não, os verdadeiros amigos são os que estão em qualquer condição. E acredita, vais precisar sempre deles.

6. Sorri sempre. 
O melhor remédio para tudo na vida é o sorriso. Aqueles que vincam e são bem sucedidos no bem, sorriem, veem o lado bom das situações. Lembra-te: o optimismo atrai optimismo.

WhatsApp Image 2016-09-23 at 19.43.50

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *