Por:

3 dicas para ser eficiente e ganhar tempo de qualidade!

3 dicas para ser eficiente e ganhar tempo de qualidade!

tempo 1

É com muita regularidade que oiço as pessoas a queixarem-se da falta de tempo, em qualquer profissão, em qualquer idade, em qualquer circunstância. Tempo parece ser o bem mais precioso do século. Sim, até mais precioso que o dinheiro, caso contrário não teríamos tempo de o gastar.

No entanto, quero deixar uma questão: será que temos efectivamente falta de tempo ou será que o gerimos mal?

tempo 3

Queremos ser mais produtivos e eficientes no trabalho e na maioria dos casos decidimos poupar no tempo em família e de lazer. Hoje percebo que esta não é a melhor estratégia. Quanto mais trabalhamos e mais dinheiro gastamos, mais percebemos que ter qualidade de vida é ter tempo!

Portanto, se gerirmos melhor o nosso tempo e agendarmos de forma eficiente os nossos dias vai sobrar mais tempo de qualidade para a família, os amigos, para viajar, para correr à beira rio ou para ler um livro.

Reuni 3 dicas para o ajudar a economizar o seu tempo, a priorizar certas actividades em detrimento de outras, permitindo-lhe ser mais eficiente e poupar tempo.

IMG_3380

  1. Crie uma to do list diária

Não começo um dia sem rever a minha to do list! Pode parecer um método ultrapassado ou uma perda de tempo, mas não podia ser mais eficiente. Antes de começar a concretizar as suas tarefas e compromissos, escreva numa folha quais são as suas prioridades e quais são os compromissos inadiáveis (reuniões ou prazos). Assim, vai conseguir estar focado naquilo que é mais importante concretizar e não vai perder tempo com tarefas pouco importantes que podem ficar para depois. Ao longo do dia e à medida que vai concretizando as tarefas, risque-as do papel.

Se está familiarizado com tecnologia, recomendo uma app chamada Trello, onde pode criar quadros com to do, doing e done lists.

Cada vez que risca uma tarefa da sua to do list diária o seu cérebro produz dopamina. Esta hormona é produzida segundo uma lógica de recompensa é como a “função gananciosa” do nosso cérebro. Quanto mais actividades cumpre, mais dopamina produz e mais viciado fica nesta ciclo eficiente!

tempo 2

  1. Comece pela tarefa mais difícil

Depois de consultada a to do list e depois de priorizadas as tarefas, escolhas as mais difíceis de realizar. A tendência é de procrastinar e deixar essa tarefa chata e demorada para segundo plano e começar por aquelas que sabemos que faremos com mais facilidade. Pois a resposta para a eficiência é precisamente remar contra essa tendência e perceber que quando terminar essa tarefa pesada todas as outras actividades vão fluir mais facilmente, graças à motivação e ao sentimento de concretização.

tempo 4

  1. Exercício físico todas as manhãs

Este ritual é sagrado para mim. Caso falhe um treino o meu dia não corre tão bem, estou menos desperto, não sou tão produtivo e eficiente. Depois do treino da manhã estou muito mais bem humorado e enérgico para começar o dia. A minha equipa sabe quando eu não fui treinar.

Uso os meus treinos de ginásio como um boost energético, produzo endorfinas e acelero o meu metabolismo.

Quando faço desporto logo de manhã estou a ajudar o meu cérebro a segregar endorfinas e a tornar o meus dia mais proveitoso. Esta hormona diminuí a percepção de dor, isto ajuda-nos a ultrapassar as dificuldades de cada dia e a mantermo-nos focados nos objectivos!

 

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *