Por:

10 dicas para ter um sorriso invejável

Se algum dia pensou que o seu sorriso poderia ter um sabor, pode começar a acreditar…
Com as dicas que seguem vou levá-lo numa viagem que faz a ligação entre o prazer de um sorriso perfeito e uns dentes saudáveis.

1. Começemos pelo óbvio, quem não gosta de beijar que levante a mão!!

Todos nós sabemos o prazer de dar um beijo, mas dar um beijo com um sorriso saudável terá um efeito bem mais arrebatador.

Quando damos um beijo, o movimento lingual induz o aumento de saliva que contém água, proteínas e sais minerais que combatem a formação de placa bacteriana.

Estudos dizem ainda que o beijo na boca movimenta mais de 30 músculos faciais, aumenta o ritmo cardíaco, frequência respiratória, tendo acção ao nível de todo o nosso corpo, do ponto de vista metabólico.

Já para não falar do gasto energético, que se estima ser entre 12 a 18kcal, e que a estimulação de endorfinas induz uma sensação de relaxamento e felicidade que, segundo especialistas britânicos, o torna o melhor remédio para a depressão.

 

2. Dentes mais brancos que os seus não podem existir! Não se esqueça de que um dos primeiros pontos que uma mulher fixa em nós é mesmo nos dentes!

Tenha cuidado com o café, chá, refrigerantes e com determinados molhos como o de soja, assim como qualquer alimento demasiado pigmentado pois podem levar alterações de cor desagradáveis nos dentes.

Coma Morangos, estes ajudam a branquear a superfície externa do dente, na medida em que as suas grainhas tem um efeito “esfoliador” das manchas do esmalte.

 

3. Enriqueça a sua alimentação com frutas e vegetais. Os cítricos, ricos em vitamina C, como o limão e a laranja, ajudam não só na formação de colagénio como também na cicatrização dos tecidos gengivais. Mas cuidado com a sua ingestão em excesso, pois contribuem para a erosão àcida, responsável pela perda da superfície dentária sã.

 

4. Faz parte, dos hábitos de boa higiene oral, a escovagem diária da língua. É lá onde se acumulam a maior parte das bactérias e dos restos alimentares que não saem após a escovagem e do uso do elixir diário. Muitas vezes culpamos os problemas gástricos do tão repelente mau hálito, mas é mesmo, a língua a culpada por 80% dos casos deste problema.

 

5. Nunca se esqueça de que a dupla escova-pasta dentífrica são as melhores amigas do seu sorriso. Sem elas, por mais que tente nunca atingirá o tão afamado sorriso de Hollywood.

O sucesso da escovagem dentária baseia-se em dois factores: a sua técnica e frequência. Só através de uma boa técnica será capaz deeliminar a placa bacteriana da superfície dentária e não dar tempo aos microrganismos de produzir os ácidos responsáveis pela cárie dentária. Escovar muitas vezes não é sinónimo de sucesso. Um estudo levado a cabo por Romito diz que o ciclo bacteriano, na boca, tem o auge após 12 horas, o que significa que 2 verdadeiras escovagens diárias podem ser suficientes para manter a desejada saúde oral.

 

6. Usa fio dentário todos os dias? Não? Ainda vai a tempo, saiba que o fio dentário é responsável por eliminar a placa bacteriana e os restos alimentares dos espaços interdentários, onde a escova não consegue chegar. Este procedimento deve ser aplicado em todos espaços entre os dentes, como complemento da escovagem, pelo menos 2 vezes por dia.

 

7. Tem um encontro inesperado daqui a 5 minutos e acabou por almoçar aquele suculento bife do lombo repleto de alho e cebola? Ainda não é daqueles que se faz acompanhar do seu kit de sobrevivência dentário e deseja ter um hálito de galã num abrir efechar de olhos, pode mascar uma pastilha, sem açúcar, que aumenta a salivação e tem uma acção de limpeza instantânea. Pode sempre andar munido de um spray para a halito se que nunca o deixará ficar mal.

 

8. Chega de maus vícios! A presença de álcool na boca reduz a saliva em  cerca de 25%, fazendo com que ocorra maior deposição de tártaro e resíduos na superfície dos dentes aumentando o risco para a incidência de cáries. Vale a pena?

 

9. Deve ir visitar o seu dentista de 6 em 6 meses para fazer a higiene oral de rotina, averiguar que está livre das tão temidas cáries e juntos traçarem a melhor rota para o sorriso.

 

10. Nunca se esqueça – “sorrir é o melhor remédio

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *